terça-feira, 4 de março de 2008

Tutorial Básico de Buscas na Web

O garimpo de informações é a segunda principal atividade dos navegadores na Web, depois do uso do correio eletrônico.

Mas, em média, 30% das pessoas que procuram algo na Web queixam-se de que não conseguem encontrar rapidamento o que procuram.

Se você é uma delas, aqui está um tutorial muito simples para ajudá-lo a conseguir resultados mais rápidos e eficientes, nas suas buscas.

A primeira coisa a fazer é decidir qual a situação que mais se aproxima de suas necessidades ou objetivos. Em seguida consulte o item correspondente, mais abaixo:.

1)Você não tem certeza do que deseja e tem pouca experiência em buscas na WEB;
2)Você sabe o que quer, mas está em dúvida sobre que mecanismo de buscas deve usar;

3)Saiba como usar os“símbolos booleanos".
4)
Você precisa de resultados rápidos.
5)
Como fazer buscas especializadas, imagens por exemplo.
6)
Garimpando na WEB Invisível.

1) Você não tem certeza do que deseja e tem pouca experiência em buscas na WEB:

Prefira sites com motores de busca (search engines). Num motor de buscas, basta você colocar uma palavra chave no espaço destinado à consulta e acionar o botão procura ou busca. Dica: para obter resultados mais precisos use no mínimo três palavras chaves começando por aquela que melhor define a busca. Se os resultados não agradarem, mude a ordem das palavras chaves. Sempre que possível faça a mesma busca em mais de um motor de buscas. No caso de busca de uma expressão específica ou nome de pessoa coloque a expressão ou nome entre aspas no espaço reservado à palavra chave (isto trará só os resultados contendo a expressão ou nome exatos).
Vantagens
A) O sistema de motor de buscas é o que faz a pesquisa mais ampla e detalhada na WEB.
B) O motor de buscas leva você para dentro de um documento.

Desvantagens
A) Muito provavelmente você receberá uma avalancha de resultados, caso a palavra chave seja muito comum.
B) É grande o risco de encontrar resultados repetidos ou dados desatualizados.

O Google ( www.google.com.br) é o mais famoso e mais usado sites baseado em motores de busca.

2) Você sabe o quer, mas está em dúvida sobre que mecanismo deve usar:

Os buscadores mais experientes preferem os diretórios - Se você quer fazer uma pesquisa sobre história da arte, por exemplo, a melhor opção é procurar um site de buscas que use o método de diretório (directory). No sistema de diretórios, você escolhe uma categoria (no caso arte) e depois vai fazendo o mesmo nas subcategorias (por exemplo, história) até chegar a uma lista de documentos relacionados com os temas que você procura. O sistema de diretório é quase igual ao sistema de classificação de livros numa grande biblioteca. Os diretórios levam você para um endereço na Web, ao contrário dos motores que o conduzem direto a um documento.

Vantagens:

A) A pesquisa dos resultados é mais fácil porque o número de documentos que você encontrou após percorrer as várias subcategorias é bem menor que os recebidos num motor de buscas usando as mesmas palavras chaves (história da arte). B) A atualização é maior e a repetição de resultados também é muito menor. A atualização é maior porque os diretórios de buscas o levam sempre para a ultima versão da página procurada, enquanto os motores de buscas podem exibir cópias antigas. Para fazer buscas em jornais, revistas ou sites de atualização muito freqüente prefira sempre os diretórios.

Desvantagens: A) O universo de documentos é bem menor do que o de um motor de buscas. Muita informação boa e importante pode ficar de fora. B) Existe a possibilidade de erro humano na classificação por categorias. C) A informação sobre os documentos é menor do que no motor de buscas, porque o índice está apoiado em fichas e não sobre o original. D) A busca através de um diretório leva você até a página onde está localizado o documento. Você deve fazer a busca dentro da página.

O mais popular diretório de buscas é o Yahoo (http://br.yahoo.com/) . Em português temos o Cadê (http://br.cade.yahoo.com )

3) Saiba como usar os símbolos booleanos

Para quem não é um principiante em buscas na WEB, o ideal é combinar o seu motor de buscas preferido com o uso dos símbolos booleanos. Os símbolos booelanos são as palavras and e or , ou + e - . Quando se usa and significa que a busca trará resultados com as duas palavras juntas (ponta and grossa, por exemplo para obeter resultados sobre ponta grosso) A expressão or é usada quando se quer reforçar a procura tanto por uma como outra, mas não necessariamente juntas. O símbolo + tem o mesmo uso que and. O símbolo – exclui a palavra que o segue (ponta-grossa, só virão resultados com a palavra ponta)

Vantagens
A) É possível encontrar nomes de pessoas e seus respectivos endereços eletrônicos dentro de um documento. Você pode localizar uma receita específica de um prato, enquanto o diretório o levará para uma categoria, tipo comida brasileira.
B) Você pode localizar informações específicas sobre um destino turístico ou modelo de carro enquanto o diretório lhe dará uma lista de guias de viagem ou de revendedoras.

Desvantagens

Exige conhecimentos básicos da linguagem booleana de buscas.

4) Você precisa de resultados rápidos:

Quem tem muita pressa deve escolher algum mecanismo que use as chamadas metabuscas.
Este sistema procura a/s palavra/s chave/s em outros programas de buscas em vez de vasculhar a WEB inteira. Os resultados aparecem numa lista única (caso mais comum), onde os endereços repetidos são eliminados, ou uma lista múltipla, onde são mostrados os resultados obtidos em cada programa pesquisado.

Vantagens
Os programas de meta buscas normalmente fornecem os endereços mais procurados nos programas pesquisados. A premissa é a de que os endereços mais populares são também os melhores.

Desvantagens
A) Você não tem o controle da pesquisa porque os resultados dependem da forma como eles são selecionados e classificados pelo programa escolhido.
B) Os resultados são pouco precisos porque a área pesquisada na WEB é menor.
Os mais conhecidos mecanismos de metabuscas são o: DogPile (http://www.dogpile.com/ ), Metacrawler (http://www.metacrawler.com/_) e BlowSearch (http://www.blowsearch.com/)

5) Como procurar imagens e itens especializados:
Os principais sites de buscas acabaram incorporando tanto o sistema de motores de buscas como o de diretórios. Na verdade sites como o Google, Yahoo e All The Web (
http://www.alltheweb.com/) são considerados sistemas mistos, onde as buscas incluem também itens especializados como imagens, áudio, grupos de discussão, notícias, comércio eletrônico e mais recentemente até blogs.

Dica – Se você está procurando weblogs , procure o SearchBlog (http://battellemedia.com/), o BlogSearch (http://search.blogger.com/) ou o Google Blog Search (http://google.com/blogsearch) . Para quem deseja descobrir sites que usam o sistema RSS (aviso automático de atualização de páginas) pode procurar no BlogDigger (http://www.blogdigger.com/) .

6) Garimpando na Web Invisível :
Caso você tenha que fazer uma busca especializada em bancos de dados de universidades, empresas, governos ou de entidades de pesquisas, a saída é entrar na WEB invisível.
São sites
protegidos por senhas ou mecanismos que impedem a ação dos motores de buscas.

Alguns pesquisadores norte-americanos afirmam que a Web invisível pode ser até 400 vezes maior que a visível, que reúne aproximadamente 2,1 bilhões de páginas.
Para entrar no lado oculto da Web você precisa obter autorização ou chegar até o local onde se encontra o documento procurado, através de endereços de acesso, onde o interessado deve cadastrar-se. Existem mecanismos de buscas especializados procurar informações na web invisível, também chamada de web profunda. Um deles é o Complete Planet (em inglês) no endereço http://aip.completeplanet.com
.

3 comentários:

Marlon disse...

Marlon

E ai professor tudo certo??

está ai o endereço do meu blog:
http://xamaamae.blogspot.com/

Juliana Brasil disse...

Juliana Brasil

http://pohdearroz.blogspot.com/

Anônimo disse...

Então professor, enviei via e-mail o endereço do blog, mas caso não tenha recebido ai vai de novo:

Blog aHomba!

Endereço:
www.ahomba.com

abraço