- Qualquer texto publicado na Web deve ter algum tipo de preocupação com visibilidade e fidelização de lisitantes.
- Para isto deve poder ser localizado por mecanismos de buscas que são as grandes ferramentas para achar conteúdos na Web.
- Noventa por cento do que procuramos na Web é encontrado através de mecanismos ou diretórios de buscas.
- Os mecanismos de busca, como o Google, indexam páginas a partir de palavras chaves inseridas em metatags- Isto significa: a página deve ser acessada com cabeçalho do tipo http chamado Content-Type que será expresso através de texto em html. Este tipo de cabeçalho é lido pelos mecanismos de busca e pelos browsers.
- De forma geral os metatags especificam também as palavras chaves no seguinte formato em código fonte:
- Isto quer dizer uma meta tag que contem as seguintes palavras chaves (keywords) = wikipedia, encyclopedia.
- Os editores de textos online tem que se preocupar com as metatags para colocar nos editores do tipo DreamWeaver
- Palavras chaves definem as meta tags e orientam os mecanismos de buscas na indexação da página
- Os mecanismos sabem identificar armadilhas em palavras chaves e se descobrem um, colocam a página numa espécie de purgatório.
- Exercício criar palavras chaves que definam o texto.
- A definição de palavras chaves ajuda a tornar o texto mais o objetivo.
- O redator deve colocar-se na posição do leitor que está procurando um documento em texto a partir de palavras chaves.
- Selecionar três textos capturados em páginas de jornais (Diário Catarinense, Globo, Folha, Zero hora etc) e criar textos para a Web usando a palavra chave na meta tag, na manchete e no lead.
2 comentários:
oi professor, conforme avisei na aula o blog está atuaizado com a postagem completa sobre violência sem fronteiras.
professor, essa semana nao consegui posta no meu blog..
mas atualizarei daqui pra frente
abraços
Postar um comentário